ARNOLD SCHWARZENEGGER DEFENDE ABORDAGEM ECONÔNICA PARA O TEMA DA SUSTENTABILIDADE

Ex-governador da Califórnia realizou a primeira palestra do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, no Hotel Tropical, em Manaus (AM)

O ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, defendeu hoje uma nova forma de abordagem para temas como sustentabilidade e energias renováveis. “Precisamos de uma abordagem mais dinâmica, com foco nos negócios e no crescimento econômico”, afirmou, durante a palestra “Políticas Públicas a favor da Sustentabilidade”, no 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, que teve início hoje (24), no Hotel Tropical, em Manaus (AM), com o tema “Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta. Realizado pela Seminars e promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), o evento reúne 800 lideranças empresariais, políticas, ambientais em defesa das práticas e mecanismos bem-sucedidos para o desenvolvimento sustentável mundial.

“Os ambientalistas falam de ciência e seus discursos têm base no medo, mas isso não funciona. Poucas pessoas têm consciência do que significa sustentabilidade e de que forma essas questões impactam suas vidas”, ressaltou. “Nós podemos construir a economia e o meio ambiente; temos que mostrar que é possível criar empregos com o uso de tecnologias verdes”, defendeu. Schwarzenegger lembrou que, na Califórnia, foram criados 10 vezes mais postos de trabalho no chamado ‘setor verde’ do que em outros segmentos da economia.

Ele elogiou o Brasil por ter avançado na adoção de energias renováveis. “Hoje, 85% da energia produzida no País é renovável. Vocês foram inteligentes e fizeram um trabalho fantástico nos últimos anos e gostaria de agradecê-los por isso”, disse. “Mesmo que vocês chamem o Brasil de um país pobre, o crescimento aqui nos últimos anos é extraordinário. Somente três países no mundo estão fazendo isso: China, Índia e Brasil”, concluiu.

Schwarzenegger criticou o uso de combustíveis fósseis como petróleo e citou o exemplo da Califórnia na utilização de energias alternativas. Segundo ele, os Estados Unidos deveriam seguir as leis da Califórnia, uma vez que o Estado é 30% mais eficiente energeticamente que os outros Estados norte-americanos.

SOBRE A SEMINARS – A Seminars é uma empresa resultado da associação do Grupo Doria, comandado por João Doria Jr., e a Maior Entretenimento, presidida por Sergio Waib, que faz parte do Grupo ABC. Tem como objetivo desenvolver o mercado de palestras, seminários e workshops nas áreas de negócios, política, economia e tecnologia. A Seminars organiza eventos sempre com personalidades relevantes, nacionais e internacionais, que

sejam autoridades em suas áreas de atuação, como o ex-secretário geral da ONU e prêmio Nobel da Paz, Kofi Annan, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, o cineasta James Cameron, o ecólogo Thomas Lovejoy, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

SOBRE O LIDE – Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais possui sete anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente são 750 empresas associadas (com os braços regionais), que representam 46% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.