Instituto Ethos lança Plataforma para a Sustentabilidade

Em parceria com seis grandes empresas atuantes no Brasil o Instituto Ethos lançou no dia 24 de fevereiro de 2011 a Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsável.

Com o objetivo de criar uma conduta mais sustentável dentro das instituições no caminho para migrar para uma economia verde, o Instituto Ethos lançou a Plataforma por uma Economia Inclusiva, Verde e Responsável. O documento começou a ser idealizado em maio do ano passado, após a 10ª Conferência Internacional Ethos. Todas as empresas parceiras participantes do Conselho Orientador estiveram de acordo e comprometeram-se em cumprir o que estabelece a plataforma. São seis as empresas que afirmam integrar as suas práticas de gestão os princípios do documento: Alcoa, CPFL energia, Natura, Suzano Papel e Celulose, Vale e Walmart Brasil. Seus diretores e presidentes estiveram presentes no evento para afirmar sua participação e compromisso.

Esta plataforma será a base de todas as atividades desenvolvidas pelo Instituto, assim como as de seus parceiros, segundo as palavras dos próprios dirigentes presentes. Além disso, o documento não será engessado, permanecerá aberto a sugestões dos associados e parceiros. Periodicamente serão feitas atualizações de acordo com as novas necessidades.

Entre os motivos que levaram a elaboração do documento estão a necessidade de conscientização do mercado dessa nova forma de se fazer negócios, o grande potencial do Brasil e a carência de uma centralização das iniciativas. Segundo Vania Somavilla, diretora de meio ambiente da Vale, essa é uma oportunidade que o Brasil tem de fazer diferente dos países considerados desenvolvidos. O desenvolvimento é o almejado pelos mercados emergente. Mas esse desenvolvimento deve se dar de forma responsável. Uma nova forma de fazer a Economia, diferentemente do que foi feito pelos países desenvolvidos até o momento, se faz necessária para que o país esteja na vanguarda das mudanças. Para o vice-presidente da Natura, Marcelo Cardoso, a palavra de ordem é desafio. Segundo ele, a Natura, desde o ano passado, tem lançado um olhar para 2030. Isso está sendo incorporado aos princípios para obter resultados em longo prazo.

Os economistas Sergio Besserman e Ricardo Abramovay mostraram-se pessimistas com relação ao que vem sendo feito no Brasil. De acordo com Abramovay, estamos atrasados em muitos aspectos se nos compararmos com a China, por exemplo. Ambas salientaram que temos uma forma pouco inteligente de consumo. “Usamos uma máquina para nos transportar (carro) que usa mais de 90% da energia para transportar a própria maquina que pesa cerca de 2 toneladas”, diz Abramovay. Ambos, também, salientaram a importância que a Mulher tem nesse novo cenário. “É preciso garantir maior acesso a informação para as mulheres no mundo todo”, diz Besserman. A mulher liberta trabalha, estuda, é independente. Isso garante menos desigualdades sociais. Mulheres que tem acesso a informação tem menos filhos o que diminui a taxa de natalidade. É essencial que as Mulheres convivam com igualdade com o Homem nessa nova Economia.

A partir desse debate, o Instituto Ethos promoverá uma consulta pública sobre a plataforma proposta.

Click aqui e acesse a Plataforma na íntegra.