Cuidar da Sustentabilidade – Desafio ou Necessidade?

Cuidar da Sustentabilidade é mais que um discurso, é a preocupação ideológica, moral e ética com os valores das empresas e dos seres humanos.

Valores Humanos e de Cidadania são conectados com as demais dimensões da Sustentabilidade, e é necessário, antes de tudo, pensar nos efeitos e impactos de cada atitude frente às organizações.

Conversar com as pessoas é manter um diálogo aberto para proporcionar a mudança no comportamento da Sociedade, temos que ser otimistas e constituir ações claras e consistentes, para promover essas mudanças.
As empresas têm esse papel na Educação de cada colaborador, na formação de pessoas que sejam capazes de fazer essa mudança, passando pelos hábitos, por isso, cada vez mais estou convencida que o papel dos profissionais de Relações Públicas está muito além de cuidar da imagem de pessoas e organizações, mais se trata de resgatar a interação entre elas e dar voz através de ações colaborativas que sejam capazes de expressar tais atitudes para uma conscientização, sobretudo em relação ao consumo.

E como isso é possível numa economia capitalista cujos interesses econômicos sobrepõem os demais interesses da sociedade? Através da educação e neste contexto, educação não está completamente relacionada a diploma ou cursos de capacitação, mas está na postura e conduta das organizações que através de atitudes éticas é capaz de influenciar pessoas e formar uma opinião pública sobre os fatos. Hoje a humanidade precisa descobrir um novo sistema educacional, como diz Morin: que permitisse favorecer capacidades da mente de pensar os problemas globais e fundamentais das pessoas e da sociedade na complexidade que possuem. “Teria como alicerce a educação para a compreensão entre pessoas, povos e etnias.” (P.170)

Portanto, educação está relacionada a atos como gentileza, cidadania, solidariedade, valores intrínsecos a sustentabilidade que talvez se torne o grande desafio das empresas da atualidade. Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas especialista em sustentabilidade

Dicas de Leitura:

Morin, Edgar, 1921 – Para onde vai o mundo? Edgar Morin; tradução de Francisco Morás. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Morin, Edgar, O Método 6: ética / Edgar Morin: Tradução Juremir Machado da Silva.3 ed. – Porto Alegre: Sulina, 2007.