MÊS DA TERRA WALMART

Campanha leva produtos com diferenciais em sustentabilidade às gôndolas e prevê vendas até 50% superiores nos itens participantes.

São Paulo, julho de 2010 – O Walmart promove até o final do mês de julho, em parceria com 20 de seus maiores fornecedores, uma campanha em prol de consumidores mais conscientes sobre seu papel na conservação do planeta.

A Campanha do Mês da Terra conta com mais de 60 produtos desenvolvidos de maneira a minimizar seu impacto no meio ambiente, sem custar mais por isso. Os itens tem, no máximo, o mesmo preço do similar. Grande parte tem preços menores. Em um espaço diferenciado da loja para sua exposição, os produtos serão classificados em seis categorias, que representam seu diferencial sustentável, de forma a informar o consumidor, dando-lhe subsídios para a escolha mais responsável; além é claro de não prejudicar o seu bolso.

· Os produtos concentrados utilizam embalagens menores e menos água para a sua produção, sem comprometer a qualidade do produto.
v Exemplos: Amaciantes de roupa Comfort e Fofo e Detergente líquido para roupas Omo.

· Em fórmula sem fosfato há opções de detergentes em pó sem esse componente em sua formulação. O fosfato é responsável pela proliferação de algas em corpos hídricos que reduzem o nível de oxigênio nas águas, prejudicando toda a vida aquática.
v Exemplos: Detergente em pó.

· Produtos orgânicos são aqueles que garantem a não utilização de agrotóxicos sintéticos e que utilizam práticas sustentáveis de manejo agrícola em seu processo de produção.
v Exemplos: Toddy Orgânico, geléia Orgânica Sentir Bem, Café Solúvel e Café Torrado e Moído Sentir Bem, Chá Matte Leão e Azeite de oliva Sentir Bem.

· Embalagem reduzida engloba diversas categorias de produtos que mantém a quantidade e qualidade original, mas reduzindo a matéria prima necessária para sua embalagem e otimizando em até 20% a eficiência em seu transporte.
v Óleos Liza, Água sem Gás Pureza Vital, Pampers Total Confort, Neve 32 rolos e Band-Aid.

· No mote Economia de água a rede destaca eletrodomésticos que agregam tecnologia em favor da redução de água durante o seu processo de produção e de uso. Em alguns itens, a economia de água pode chegar a 80%.
v Lavadoras Eletrolux, Karcher de alta pressão e Lava-louça Bratemp

· E em Matéria-prima mais sustentável encontramos produtos que utilizam matérias primas e materiais mais sustentáveis na sua composição ou embalagem, especialmente aquelas ligados ao uso de materiais reciclados pré e pós-consumo, além de novas tecnologias, como o plástico produzido de cana de açúcar.
v Coca-Cola Plant Bottle, Melitta Eco, Café do Ponto Safra Social, Linha de Aveias Sentir Bem, Escova Eco Reach, Neve Naturali Compacto, Papel A4 Reciclato e Report Carbono Zero.

Presente em todas as nove bandeiras do Walmart Brasil – Walmart, Todo Dia, SAM´S CLUB, Bompreço, Hiper Bompreço, BIG, Mercadorama, Nacional e Maxxi Atacado – a campanha, que teve início no ano passado ainda como uma ação pontual, ganhou volume e importância neste ano, e agora se transformou em uma campanha permanente.

“Esse é um bom exemplo de como a indústria e o varejo podem trabalhar juntos para a educação e, quem sabe, na transformação do hábito de compra dos consumidores, na escolha por itens mais sustentáveis”, diz Marcelo Vienna – Vice Presidente Comercial do Walmart Brasil.

Nas lojas, a comunicação para o consumidor destaca que os preços desses itens são iguais ou mais baixos que seus similares convencionais – e algumas vezes trata-se até mesmo do próprio produto líder de mercado, modificado – além de elencar seus benefícios ao meio ambiente. Os produtos do Mês da Terra também têm informação clara e direcionada ao consumidor, de quais benefícios trazem em favor do planeta.

A expectativa é que as vendas dessa seleção de itens cresçam acima de 50%, durante a campanha. “Mais do que incrementar a venda desses produtos, nossa expectativa é elevar seu patamar e fazer com que o consumidor faça a troca e migre para uma lista de compras cada vez mais consciente”, completa Vienna.

A partir do dia 12 de julho o e-commerce do Walmart (www.walmart.com.br) também estará vestido com a campanha e os produtos participantes em sua loja virtual, com destaque para a nova linha E-solidário.

Seguindo a diretriz da empresa de inserir a Responsabilidade Social e Ambiental em seu negócio, uma parceria com a Solidarium levará aos consumidores produtos desenvolvidos por diversas comunidades brasileiras. São itens de decoração e design feitos artesanalmente em todas as regiões do país. “A sustentabilidade já faz parte da nossa estratégia de negócio e está inserida nas nossas relações comerciais, nas nossas construções e em todas as nossas iniciativas. Vender produtos mais sustentáveis e com apelo social e, com isso, contribuir para o desenvolvimento das comunidades se encaixa perfeitamente na nossa maneira de ver a sustentabilidade de maneira ampla, completamente inserida no negócio”, diz Flávio Dias, diretor de e-commerce do Walmart Brasil.

SUSTENTABILIDADE

O Mês da Terra está alinhado com o extenso programa de sustentabilidade do Walmart Brasil, na plataforma de produtos ecologicamente mais eficientes e clientes conscientes.

Desde 2005, quando a sustentabilidade começou a permear todas as ações da companhia e entrou na estratégia de negócio da rede em todo o mundo, o Walmart Brasil vem desafiando seus fornecedores a adotarem práticas de responsabilidade social e a desenvolverem produtos cada vez mais sustentáveis, que agridam menos o meio ambiente.

Em janeiro deste ano, o Walmart Brasil apresentou um projeto pioneiro: o “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”. Fruto de parceria com grandes fornecedores, o projeto analisou em detalhes a produção de alguns itens – da matéria prima ao descarte – para fazer transformações simples que mostram grande resultado na preservação de recursos naturais.

A idéia do projeto foi desenvolver produtos, linhas de produtos ou categorias que considerem e reduzam seus impactos socioambientais durante seu ciclo de vida e que, além disso, possa servir de modelo para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. O papel do Walmart foi garantir suporte técnico – representado pelo CETEA – Centro de Tecnologia de Embalagens – para todo o processo de desenvolvimento do produto, avaliando a aplicabilidade do aspecto sustentável do início ao fim da cadeia produtiva.

O projeto “Sustentabilidade de ponta a ponta” , que teve inicio em 2008, durou 18 meses e contou com reuniões mensais que envolviam o mapeamento da cadeia produtiva do produto, identificação de oportunidades de otimização e reduções de impactos ao meio ambiente em cada ciclo de seu desenvolvimento, além de mais de 3000 horas de consultoria técnica , com reuniões entre o fornecedor, o Walmart e o CETEA. O resultado não poderia ser melhor. Ao final da proposta, 10 produtos de liderança no mercado foram criados e agora fazem parte do mix de itens oferecidos nas lojas da rede, com preço acessível e diferencial em sustentabilidade.

Walmart Brasil – Assessoria de Imprensa
Simone Cardoso – (11) 2103-5536 – simone.cardoso@wal-mart.com
Cristina Cassis – (11) 2103-5103 – cristina.cassis@wal-mart.com

Visite o nosso site: www.walmartbrasil.com.br
Twitter Imprensa Walmart: www.twitter.com/imprensawalmart

1 comentário em “MÊS DA TERRA WALMART”

Comentários encerrados.