Ser mulher

Caras amigas, hoje no dia internacional da mulher gostaria de salientar a importância da discordância.

Ser mulher por sua própria natureza é discordar, quantas vezes, somos chamadas nas empresas para apenas discordar da opinião ou do consenso do grupo?

Mario Cortella em seu último livro apontou que a discordância faz com que cresçamos. “A palavra concordância vem de cor, coração, e significa unir os corações. Discordar, por sua vez, é promover a separação dos corações, algo que possibilita o desenvolvimento pessoal”.

Hoje, após muitos anos da revolução feminista, nos deparamos com a discordância entre o papel da mulher no mercado de trabalho e seu papel na sociedade.

Ai que mora o perigo, não seriam as próprias mulheres a discordarem das suas multifunções na sociedade atual?

As mulheres não cabem o papel de negar as suas múltiplas funções, mas, sobretudo, de reafirmá-la a fim de posicionar-se como agente importante e indutor de uma transformação social da realidade. São elas o ponto da transformação social proposto pelo próprio sistema produtivo pós revolução industrial, que tem o desafio de incentivar nas suas relações sociais a tranqüilidade e segurança no desenvolvimento da sua responsabilidade com os outros.

Ser mulher na sociedade atual é dar a voz às discordâncias entre papéis socialmente estabelecidos para homens e mulheres.

Feliz dia internacional das mulheres!

Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas especialista em Sustentabilidade