Posicionamentos do CBCS – Diretrizes para Construção Sustentável no Brasil

Produzido pelos comitês temáticos do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável os posicionamentos os posicionamentos são resultados das atividades realizadas pelos comitês de água, energia, materiais, avaliação de sustentabilidade, projeto e econômico financeiro e foram lançados durante o II Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável no dia 24 de agosto no WTC Convention Center em São Paulo.
Os documentos estão disponíveis para download no site http://www.cbcs.org.br/ e poderão ser utilizados como ferramenta estratégica para a tomada de decisão de toda a cadeia da construção civil.

Segundo Marcelo Takaoka, presidente do CBCS, os posicionamentos estão entre a gama de ferramentas utilizadas pela organização para fomentar ações voltadas para a sustentabilidade que buscam promover o diálogo no setor, orientando o mercado a lidar com as exigências socioambientais por uma produção mais eficiente e menos agressiva. “A conscientização por uma cadeia de produção mais sustentável deve ser uma atitude adotada por todos para que se apresentem resultados positivos, para tanto é necessária a informação” afirma Takaoka.

Posicionamento Comitê Temático Água

Aquecimento Solar de Água x Consumo de Água
O uso de aquecedores solares quando combinado com consumo consciente de água ajuda a reduzir o impacto que a construção civil exerce sobre o consumo de recursos naturais e, principalmente, energia. Com este documento, o CBCS pretende estimular o diálogo entre os agentes envolvidos (órgãos governamentais, entidades não-governamentais, universidades, fabricantes, projetistas, construtores, incorporadores e profissionais) na busca de soluções eficazes para a construção sustentável, em particular, na consolidação do uso do aquecimento solar. Acesse o conteúdo completo através do link:
http://www.cbcs.org.br/comitestematicos/agua/producaocbcs/index.php?

Posicionamento Comitê Temático Avaliação de Sustentabilidade – Avaliação de Sustentabilidade de Empreendimentos
Os sistemas de avaliação e, quando pertinente, certificação ambiental ou de sustentabilidade empreendimentos, têm por objetivo definir e estruturar categorias de preocupações e requisitos, indicadores e critérios de desempenho que permitam avaliar se um dado empreendimento, usualmente envolvendo um edifício em projeto e construção, em reforma ou em operação, responde à agenda ambiental e de sustentabilidade de um dado local, num dado momento.
A experiência tem demonstrado que os saltos nos níveis mínimos de desempenho aceitáveis dependem necessariamente de alterações nas demandas do mercado, sejam elas voluntárias ou originadas de exigências normativas. Este posicionamento sumariza o entendimento corrente sobre avaliação ambiental e de sustentabilidade de empreendimentos e fornece uma indicação do papel do CBCS na redução de impactos ambientais e recomendações para possíveis ações.
Acesse o conteúdo completo através do link:
http://www.cbcs.org.br/comitestematicos/agua/producaocbcs/index.php?

Posicionamento Comitê Temático Econômico Financeiro – Políticas Públicas, institucionais e empresariais para estímulo ao desenvolvimento de empreendimentos imobiliários mais sustentáveis .

O setor imobiliário representa cerca de 10% do PIB mundial, 40% dos materiais consumidos, 30% da geração de lixo sólido, 20% do consumo de água e 35% de toda a energia consumida pela sociedade, sendo que aproximadamente 80% do consumo é devido ao uso e operação dos edifícios, com relevante impacto nas mudanças climáticas do planeta.

Os impactos no mercado imobiliário, decorrentes da implantação de um novo empreendimento, ocorrem cerca de cinco anos após a tomada da decisão de investir, considerando o tempo gasto para conceituar, projetar, construir e entregar o imóvel para ocupação.

Nesse cenário, é importante que questões socioambientais façam parte da decisão de investimento, tendo em vista os impactos e a sensibilidade a fatores de risco ambientais e
sociais com repercussão no longo prazo. Um ativo imobiliário pode ter seu valor (ou sua capacidade de geração de renda) influenciado, por exemplo, por questões relacionadas à falta de segurança, à possibilidade de inundações, à existência de agentes poluidores ou até por impactos no tráfego.
Acesse o conteúdo completo através do link:
http://www.cbcs.org.br/comitestematicos/economicofinanceiro/producaocbcs/index.php?

Posicionamento Comitê Temático Materiais – Uso sustentável da Madeira na Construção Civil
O posicionamento do CBCS tem como objetivo motivar o uso sustentável dos materiais de construção civil, visando à redução de seus impactos no meio ambiente através do incentivo à compra de produtos de empresas que cumprem com suas obrigações fiscais e legais e ao estudo do melhor produto a ser utilizado em cada projeto, considerando a existência de produtos locais, forma de transporte, qualidade e desempenho, ciclo de vida do produto e durabilidade e vida útil, além de incentivar a redução do consumo de materiais através da racionalização da produção.
Acesse o conteúdo completo através do link: http://www.cbcs.org.br/comitestematicos/materiais/producaocbcs/index.php?

Posicionamento Comitê Temático Projeto – O Projeto e a Sustentabilidade do Ambiente Construído
O CBCS reconhece que esta abordagem de projeto é condição para garantir o atendimento às demandas de sustentabilidade. A falta de qualidade do projeto limita a sustentabilidade do empreendimento.

A produção e o uso dos edifícios apresentam oportunidades de redução de seus impactos sócio-ambientais negativos, seja na fabricação dos materiais de construção, seja no processo de projeto, na produção em canteiro de obra, na operação e na demolição e deposição dos resíduos finais.

Este documento tece considerações e recomendações que auxiliam uma mudança na postura de projeto,propondo procedimentos na busca de mais sustentabilidade e sugerindo propostas para a elaboração de políticas públicas que auxiliem a incorporação destes conceitos nos projetos, papel do CBCS neste processo.

Acesse o conteúdo completo através do link:
http://www.cbcs.org.br/comitestematicos/projeto/producaocbcs/index.php?