ISO 26000 Responsabilidade Social

Caros Colegas,

Na semana passada participei de um evento promovido pela ABNT, sobre ISO 26000, a nova ISO Mundial da Responsabilidade Social. Alguns pontos relevantes do evento merecem ser compartilhados neste espaço:

Este processo teve seu inicio em setembro de 2002 e a sua aplicação está sendo preparada para qualquer organização no mundo que deseje inserir a Responsabilidade Social em sua gestão;

A Responsabilidade Social é uma necessidade das gerações futuras;

A Responsabilidade Social se ajusta com a estratégia da ISO de desenvolver normas que sejam relevantes para a Sustentabilidade;

Diferente das outras ISOS não será uma norma com fins de certificação ou gestão, sua adesão será voluntária;

Seu grande desafio está em assegurar a relevância das partes interessadas (stakeholders), por isso seu processo também é evolutivo e complexo;

Perfil dos stakeholders que estão discutindo a ISO 26000

85% Indústrias
28% Governo
23% ONGS
5% Trabalhadores
3% Consumidores

As diretrizes da ISO de Responsabilidade Social são:

• Responsabilidade; • Transparência,• Comportamento Ético;• Consideração pelas partes interessadas;• Legalidade;• Normas Internacionais;• Direitos Humanos.

Além dos princípios, os temas centrais do documento envolvem as áreas de Direitos Humanos; Práticas de Trabalho; Meio Ambiente; Práticas Leais de Operação; Combate à Corrupção e Propina; Consumidores e Desenvolvimento aliado a participação comunitária. As empresas terão de aplicar ações de cada área citada em suas gestões.

Durante a reunião, foram apontados pelos grupos de stakeholders 10 pontos mais relevantes que serão apresentados na próxima reunião do comitê que será realizado em maio no Canadá junto ao comitê gestor da ISO, essa reunião será pautada no avanço ou não de mais um estágio para sua implementação que está prevista para 2010.

A questão da ISO de Responsabilidade Social está nos entraves que ela pode causar nas empresas em assumir de fato co-responsabilidades de sua operação em muitos aspectos que envolvem seus multistakeholders.
Será que a ISO 26000 servirá para um novo direcionamento junto as organizações que quiserem seguir por um caminho mais responsável e que não sabem por onde começar?

Pra mim, voltamos ao mesmo dilema, será que é preciso dar diretrizes para empresas agirem com responsabilidade causando menos impactos ambientais, sociais e econômicos visando seu desenvolvimento sustentável?

Este dilema que nos cerca, pra mim, vem na mesma direção dos anteriores já questionados neste espaço será que a humanidade não está precisando de fato de um resgate de valores como a ética, o respeito e a responsabilidade com seus públicos?
Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas especialista em Sustentabilidade