O que fazer com essa tal de sustentabilidade?

Caros amigos, novamente estamos vivendo um momento de vários dilemas sobre sustentabilidade. Em função da crise, tenho ouvido do mercado algumas frases que tem chamado a atenção principalmente porque minha atuação profissional é como consultora em marketing e sustentabilidade. Mas afinal, o que fazer com essa tal da sustentabilidade?

O ano passado vivemos um verdadeiro vendaval de revistas, reportagens sobre práticas de sustentabilidade, sustentabilidade corporativa, construção sustentável, responsabilidade social e muitos outros termos que deveriam de alguma forma ter feito parte dos chamados orçamentos nas empresas para 2009.

Uns acreditam que realmente é apenas um modismo, um vendaval que vai passar… outros acreditam que vai acontecer como o movimento da qualidade no passado, e outros acreditam que não é como aconteceu com o marketing, todo mundo faz uma MBA e acha que sabe fazer marketing, aliás, é até engraçado, pois existem algumas funções que entendem como pré requisito que o profissional tenha que ter especialização em marketing muito comum nos cargos de vendas e gestão de vendas, mas que na verdade o que se deveria ter é habilidade de negociação e não marketing.

Bem, no meio desse turbilhão de alguma forma as empresas têm sido pressionadas a incluir no seu dialeto a lógica da sustentabilidade. Então, separando um pouco a onda sustentável da necessidade premente de se produzir incluindo a sustentabilidade de maneira transversal aos processos das empresas, nos resta achar alternativas plausíveis com a realidade, sobretudo das empresas que dependem intrinsecamente de recursos naturais não renováveis para se manterem no mercado. Como encontrar formas de reinventar os seus processos, sem investimentos e reduzindo custos? Este é o desafio que separa empresas e profissionais da onda sustentável das empresas e profissionais que verdadeiramente enxergam oportunidades de negócios na sustentabilidade.

Como dito anteriormente, a sustentabilidade vem arraigada de vários dilemas e talvez para se vencer o primeiro dilema, um diretor ou um gestor de processo, deva fazer o que todo livro de gestão ou quase todo nos ensina “ Colocar as pessoas para pensar, repensar, compartilhar expertises, idéias, pensamentos sobre o processo fazendo com que este processo seja mais otimizado, reduzindo custos como energia, e água evitando desperdícios desnecessários e claro reaproveitando matérias primas e até mesmo reaproveitando ou oferecendo para outras indústrias o que antes chamávamos de lixo.
Aqui vai uma dica para aqueles profissionais que não sabem ao certo o que fazer com a Sustentabilidade, mas tem sido pressionado a dar resultados práticos sobre sustentabilidade em sua gestão.

01) – Convicção esteja convicto de que este caminho é irreversível, você como gestor pode até não acreditar muito neste novo conceito, mas terá que respeitar os outros que encararem como desafio que poderá mudar os rumos de uma organização;

02) – Seleção eleja 01 processo que necessite de mudança, por exemplo, a fabricação de uma linha específica de um produto ou até mesmo um modelo de fabricação de um empreendimento imobiliário;

03) – Envolvimento convide as pessoas envolvidas neste processo a participarem de um laboratório de sustentabilidade sobre este processo de forma voluntária e conduza a reunião de forma que as pessoas troquem informações que sejam pertinentes para se alcançar um processo mais sustentável para este produto;

04) – Não descarte nenhuma idéia, ao final da primeira reunião, eleja com o grupo os pontos mais relevantes que combinem com as idéias de otimização, redução, desperdícios, reciclagem etc. Feito isso estabeleça tarefas para o grupo com os seus respectivos responsáveis para a próxima reunião;

05) – Evolução após a evolução das ações sugeridas pelo grupo, é hora de colocá-las em prática e mensurar os resultados. Após a mensuração e o sucesso no processo convide a diretoria para tomar conhecimento oficialmente dos resultados e sugerindo que deva ser estendido a outros processos da empresa;

06) – Comunicação com o mercado, após a validação dos resultados práticos encontrados pelo laboratório de sustentabilidade a empresa passou a inserir o tema em um dos seus processos e pretende ou não dar continuidade a este processo com objetivo de se alcançar os melhores resultados.

Para aqueles profissionais que ainda estão em dúvida quanto o que fazer com sustentabilidade, aqui vai mais uma dica, por que não, contratar empresas especializadas no assunto e convidá-las a realizar um Mini workshop ou treinamentos sobre sustentabilidade para inserir este tema na gestão da sua empresa?

Essa opção tem sido mais econômica e tem ajudado grandes organizações a repassarem seus processos sob a ótica da sustentabilidade.

Entre em contato conosco para maiores informações sobre treinamentos customizados, mini work shops e palestras.
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Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas especialista em Sustentabilidade