SUSTENTABILIDADE NA COMPRA DE EMPREENDIMENTOS

A Sustentabilidade tem sido amplamente difundida pelos meios de comunicação o que tem contribuído significativamente para que os consumidores comecem a formar uma consciência crítica em relação ao consumo.

Na compra de empreendimentos, o consumidor poderá avaliar aspectos de sustentabilidade da construção, tais como legalidade da obra, licença ambiental, aspectos de energia, água além de outros critérios como: Localização, Obra, Projeto do empreendimento, Linhas de Crédito e Financiamento, Administração Predial e Gestão Sustentável.

Localização: Verificar os aspectos de infra-estrutura básica tais como: escolas, hospitais, centros comerciais, coleta seletiva de lixo, serviços e transporte coletivo.

Outro ponto a ser avaliado sobre a localização é à distância do empreendimento do local de trabalho para evitar os grandes congestionamentos no tráfego urbano o que impacta no aumento das emissões de CO2 em função das longas distâncias percorridas.

Obra: Ao visitar a obra, avalie aspectos como organização do canteiro, gestão dos resíduos, coleta seletiva, se os funcionários estão uniformizados e com equipamentos básicos de segurança como capacete, luvas, óculos de proteção, protetor auricular dentre outros.

Projeto do empreendimento: Ao visitar os stands de vendas verifique com o corretor de imóveis e nos materiais de divulgação aspectos como:

Ø Legalidade do empreendimento;
Ø Fornecedores de materiais da obra trabalham com aspetos ligados a sustentabilidade, se a compra dos materiais pela construtora prestigia os fornecedores locais;
Ø Sensores de presença nas áreas comuns;
Ø Preservação do entorno como área verde;
Ø Acessibilidade;
Ø Medição individualizada de água;
Ø Sistema de captação de água de chuva e tratamento;
Ø Bacias sanitárias com sistema Dual Flush;
Ø Ventilação Natural ou Sistema de ar condicionado;
Ø Madeira utilizada possui selo FSC ou licença do IBAMA.

Linhas de crédito e financiamento: Avalie o banco ou instituição financeira que está oferecendo o crédito, as possibilidades de utilização dos recursos do fundo de garantia, além das taxas de juros e o prazo de financiamento. O importante é não fazer uma despesa maior que sua capacidade real de pagamento. Lembre-se que na entrega das chaves, você precisará arcar com despesas referente a colocação de piso, iluminação dentre outras necessidades para a ocupação do novo imóvel.

Administração Predial: Certifique-se que a empresa que será contratada inicialmente pela construtora para a administração predial está trabalhando na formalidade, e aspectos de preservação ambiental. Verifique também sobre a taxa prevista para condomínio para seu orçamento familiar.

Gestão Sustentável: Por fim, certifique-se através do site da construtora se ela possui ações de Responsabilidade Social e Relatórios de Sustentabilidade, pois é uma forma de assegurar que você está adquirindo um empreendimento de uma empresa idônea que tem preocupação com os usuários atuais e futuros.

Outros links interessantes sobre sustentabilidade:

http://www.bancoreal.com.br/sustentabilidade/
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/
http://www.cbcs.org.br/

Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas, especialista em Sustentabilidade

2 comentários em “SUSTENTABILIDADE NA COMPRA DE EMPREENDIMENTOS”

Comentários encerrados.