Quais os papéis e habilidades de um gestor responsável para sustentabilidade?

Podemos dizer que uma empresa que está a caminho da sustentabilidade corporativa é aquela que, além de declarar em sua missão, valores e objetivos, também consegue instigar em seus públicos de interesse, a vontade de realizar as ações voltadas para o seu crescimento, de forma sustentável. Neste caminho, o papel do gestor responsável para sustentabilidade é o de promover o ambiente favorável para que isso ocorra. Mas como fazer com que este caminho dê bons frutos?

O primeiro passo para o gestor responsável para sustentabilidade será o seu empenho específico no conhecimento profundo da realidade de seu negócio. Para isso, não basta mergulhar nas rotinas e processos pertinentes à sua área, e sim em todos os processos da empresa, além de ouvir e dialogar com seus públicos de interesse como as comunidades locais, fornecedores, clientes, funcionários, imprensa, governo, entre outros.

O segundo passo será utilizar suas habilidades interpessoais para lidar com conflitos, interesses, pessoas, processos, ou seja, ser capaz de permear todas as áreas com a intenção de ajudar a enxergar oportunidades onde só se vêem problemas no campo da sustentabilidade.

O terceiro passo é cuidar da imagem da empresa como se fosse a própria imagem. O gestor deve realizar um trabalho de relações públicas e se preocupar para que a organização tenha coerência entre o discurso e as suas práticas. Agindo dessa forma, ganhará a confiança dos stakeholders e uma conduta ética para a gestão da sustentabilidade na organização.

Em uma reportagem sobre o perfil dos líderes para sustentabilidade, foram citadas diversas características pertinentes ao gestor responsável. Destaco algumas delas:

“Coragem para mudanças”
“Elevado senso de justiça”
“Coerência”
“Valorização das pessoas e dos recursos naturais”
“Diálogo”
“Liderança servil”
“Ética”
“Paixão, envolvimento e habilidade para enxergar oportunidades onde se vêem crises”

Essas características nos ajudam a concluir que não basta querer ser um bom gestor para sustentabilidade. É necessário entusiasmo, persistência e conhecimento de que o caminho é longo, mas que não tem volta.

Leonardo Bof, em seus livros, declara que “Se não temos utopias, nos perdemos nos interesses individuais”, neste sentido podemos estabelecer mais uma conexão entre habilidades e papéis de um gestor para sustentabilidade: A capacidade de sonhar. Em uma sociedade se não tivermos essa capacidade certamente iremos perder os interesses individuais e os interesses grupais. Nas organizações a lógica acontece da mesma maneira, o gestor para sustentabilidade não pode perder a capacidade de sonhar, ele deve instigar em sua equipe a vontade pelos ideais de sustentabilidade tais como processos produtivos mais limpos, equidade social, melhoria da diversidade, governança corporativa, ética, respeito às pessoas e ao meio ambiente. Para as organizações que estão iniciando em seu processo de gestão o tema sustentabilidade a sensação é de que tudo é utópico, está escrito apenas nos murais e no site da empresa em sua missão, entretanto, é necessário mudar o estilo de vida, os processos a maneira de fazer as coisas acontecerem para conseguirmos os sonhados ideais de melhoria da qualidade de vida das pessoas, igualdade, justiça e tranqüilidade para nossa geração e as gerações futuras. Portanto, o gestor responsável para sustentabilidade tem a dupla missão de mudar o jeito de fazer as coisas acontecerem na empresa e de mudar o seu estilo de vida instigando as pessoas a desejarem os mesmos ideais em busca da sustentabilidade na empresa e em sua vida.

Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas, especialista em Sustentabilidade