DICAS PARA A CIDADANIA COM O PLANETA

Caros Colegas,

Essa semana o Conversa Sustentável destaca algumas dicas práticas sobre cidadania com o planeta. Como você pode começar a mudar a realidade e as projeções futuras sobre a destruição do planeta? Simples, faça sua parte!

Comece pelos cuidados com a saúde. O equilíbrio do corpo mente e alma é o oxigênio para inovações e uma vida sem estresse;

Evite o consumo de alimentos processados, enlatados e com conservantes, eles podem causar o aumento do colesterol e o aumento da pressão arterial;

Exercite – se, mexa seu corpo, cante assim você libera endorfina e previne doenças como a depressão;

Prefira o consumo de produtos locais, quanto maior o consumo local, maiores serão as chances de geração de empregos, essa ação, poderá evitar o deslocamento das pessoas para os grandes centros;

Compartilhe com as pessoas suas experiências assim as mudanças locais poderão atingir escalas globais;

Antes de consumir, separe tudo que poderá ser doado para o outro;

Conecte-se com pessoas de diversas partes do mundo, às vezes uma palavra de carinho pode salvar uma vida;

Entre em contato com a Natureza, pratique a cidadania, todas as vezes que for a praia, recolha seu lixo e se possível o do outro uma atitude pode salvar um ecossistema;

Respeite a diversidade de sexo, raça, cor, cultura, religião e idade, respeitar o outro também favorece outro princípio: a compaixão.

Comece exercendo uma ação por dia, assim ao final da semana você terá inovado seus hábitos o que também favorece a prevenção de doenças relacionadas à perda de memória.

Faça sua parte! Comece agora!

Glossário

Cidadania
Cidadania (do latim,civitas,”cidade”)[1], é o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive[2].
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto)[3]. No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade[4] Cidadania, direitos e deveres.
Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão freqüentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outra pessoa, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia por outra pessoa. A compaixão é freqüentemente caracterizada através de ações, na qual uma pessoa agindo com espírito de compaixão busca ajudar aqueles pelos quais se compadece.
A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento alheios. Atos de caridade que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais corretamente classificados como atos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia

Diversidade
Princípio básico de cidadania que visa assegurar em todas as condições de pleno desenvolvimento de seus talentos e potencialidades, considerando a busca por oportunidades iguais e respeito à dignidade de todas as pessoas. A prática da diversidade representa a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes em que as pessoas possam agir em conformidade com seus valores individuais.
Fonte: http://www.ethos.org.br/docs/conceitos_praticas/indicadores/glossario/

Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Relações Públicas, especialista em Sustentabilidade