AFINAL, A AMAZÔNIA AINDA É DO BRASIL?

O conversa sustentável dessa semana traz algumas informações sobre A Amazônia que tem tomado às pautas dos principais jornais do Brasil e do Mundo. O que nós, brasileiros esperamos que seja feito pelas autoridades políticas do nosso país?

Afinal de quem é o maior patrimônio verde do Brasil?

A Amazônia, vem se tornado cada vez mais alvo da cobiça internacional pela sua extensão territorial e sua biodiversidade. Já foi considerada por muitos como pulmão do mundo e hoje corremos sérios riscos de perdê-la para estrangeiros talvez pela nossa incapacidade de administrar os recursos naturais cada vez mais escassos no planeta.

E agora?

O que fazer, diante das ameaças mais eminentes de invasão de estrangeiros para tomada das terras que é considerada patrimônio da humanidade? O Brasil está vulnerável às criticas internacionais em função dos últimos acontecimentos políticos na área ambiental tais como; as denúncias da ex-ministra Marina Silva sobre o desmatamento na Amazônia, o projeto “Amazônia Sustentável” que foi entregue pelo Presidente Lula ao Ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger e o pedido de demissão da Marina Silva.

Com a saída da Ministra a imprensa e os órgãos internacionais encontraram solo fértil para causar verdadeiro pavor nos ambientalistas mais radicais.

Entenda porque todos querem a Amazônia

“61% do território brasileiro é ocupado pela Amazônia legal o que corresponde a 9 estados Brasileiros”.

“O Rio Amazonas corresponde a um quinto a água doce do planeta, e segundo a ONU, a 21% de toda água doce vital ao homem”.

“96% das reservas de nióbio encontram-se na Amazônia”

“Em função da sua biodiversidade laboratórios do mundo inteiro buscam patentes para seus medicamentos.

*Fonte: Revista ISTO É, 28 de maio/2008 nº 2012 Ano 31

Mas afinal, como manter Índios, Madereiros, Pecuaristas, ONGS e Agricultores em sinergia para promoção do desenvolvimento Sustentável da Amazônia? Temos que pensar nos 25 milhões de brasileiros que residem na região e necessitam de oportunidades e inclusão social.

È possível que a Amazônia seja sustentável, entretanto, os interesses, econômicos estão á frente dos interesses sociais e ambientais e quando isso acontece em larga as escala conseqüências não serão boas.

PAS – Plano Amazônia Sustentável – Talvez, o PAS seja o caminho mais apropriado para garantir que este patrimônio da humanidade continue sendo administrado pelo Brasil. Para a equipe do Blogger Conversa Sustentável, ficam dois questionamentos um para o governo e outro para os brasileiros:

Caro Presidente – Não está na hora de voltar a ter aquela vontade política de mudar o rumo da história do país com nos velhos tempos de sindicato?

Brasileiros – O Blogger Conversa Sustentável conta com o apoio no envio de comentários e sugestões que posteriormente serão enviadas através de uma correspondência ao Ministro de Meio Ambiente com cópia para o presidente Lula.

Para maiores informações sobre o PAS acesse: www.mma.gov.br

Autora: Vivian Aparecida Blaso Souza Soares César, Especialista em Sustentabilidade