ATOS ORIGIN FORNECERÁ O PRIMEIRO SISTEMA DE CREDENCIAMENTO ONLINE PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO 2010

O sistema dará suporte ao comitê organizador que tem, entre seus objetivos, a promoção da sustentabilidade durante o evento em Vancouver, Canadá

São Paulo, 14 de julho de 2009 – A Atos Origin, parceira mundial de Tecnologia da Informação (TI) dos Jogos Olímpicos, está implantando o primeiro sistema de credenciamento online para os Jogos Olímpicos de Inverno 2010 a ser realizado em Vancouver, Canadá. É a primeira vez que o sistema é lançado na versão online cuja finalidade será identificar os participantes no evento e gerenciar os processos de registro dos credenciados. Além disso, o sistema possibilitará o acesso de atletas, funcionários, voluntários, imprensa, autoridades e patrocinadores na Vila Olímpica, bem como fará o gerenciamento desses registros para identificar e autorizar o acesso aos prédios, instalações e aos sistemas disponíveis a esta população. O credenciamento online também prevê a verificação de segurança e imigração dos participantes, uma vez que o crachá gerado para cada participante também cumprirá a função de visto de entrada nas áreas destinadas ao evento.

O projeto é realizado pela Atos Origin em cooperação com a Federação Internacional de Esportes, Comitê Organizador de Vancouver (VANOC), agências de imigração e diversos órgãos reguladores como o departamento de defesa nacional e de imigração do Canadá, polícia Federal do Canadá, departamento de polícia de Vancouver e outros.

A estimativa dos organizadores é de que sejam realizados 90 mil pedidos de acesso até 1º de outubro de 2009, prazo final para o credenciamento.

Segundo Magnus Alvarsson, CIO da Atos Origin para os Jogos Olímpicos, nas edições anteriores do evento, as credenciais eram impressas e enviadas para o mundo inteiro. A partir de 2010, o sistema de credenciamento online contribuirá para que o comitê organizador ofereça Jogos Olímpicos mais sustentáveis. A estimativa de redução do uso de papel nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver é de, aproximadamente, 75% quando comparado ao total de papel utilizado nas Olimpíadas de Inverno de Torino. Em 2006, foram utilizadas 54.200 folhas de papel para produzir as credenciais dos participantes do evento. Para 2010 está prevista a utilização de 13.900 folhas.

“O projeto de TI para os jogos de inverno no Canadá demandou 100 mil horas de trabalho para testar o sistema de credenciamento e todo o projeto de TI da Atos Origin para o evento, o objetivo foi garantir a execução sem falhas” informa Alvarsson. “Além disso, outra iniciativa sustentável a ser introduzida neste evento será a hospedagem do Portal de Voluntários no site dos Jogos Olímpicos de Vancouver”, destaca Magnus.

Para Ward Chapin, CIO do VANOC, “a Atos Origin continua a demonstrar iniciativa e inovação ao criar soluções personalizadas para atender às nossas necessidades de sistemas e infraestrutura de TI”. “Através de iniciativas importantes como esta, a Atos Origin também contribui com o nosso objetivo de tornar os jogos olímpicos de inverno o mais ambientalmente responsável possível”, finaliza Chapin.

O contrato da Atos Origin com o Comitê Olímpico Internacional (IOC) é o maior contrato de TI relacionado a esportes. O acordo contempla: Salt Lake 2002, Atenas 2004, Turim 2006, Pequim 2008, Vancouver 2010, Londres 2012, Sóchi 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A empresa é a responsável pela Tecnologia da Informação dos Jogos Olímpicos no que diz respeito à consultoria, integração de sistemas, gerenciamento de operações, segurança da informação e desenvolvimento de aplicativos de software.

Sobre a Atos Origin
A Atos Origin é uma empresa internacional de serviços de tecnologia de informação. Seus negócios envolvem transformar a visão de clientes em resultados através da aplicação de operações gerenciadas e integração de sistemas e consultoria. A empresa tem receita anual de 5.5 bilhões e emprega 50.000 pessoas em 40 países. A Atos Origin é o Parceiro de Tecnologia da Informação Global para os Jogos Olímpicos e possui uma base de clientes de empresas internacionais de primeira linha em vários setores. A Atos Origin é listada no Mercado Eurolist de Paris e comercializa sob os nomes Atos Origin, Atos Worldline e Atos Consulting. Para mais informações, consulte http://www.atosorigin.com.

Para informações:
In Press Porter Novelli
Assessoria de Comunicação

Cristina Camarena- cristina.camarena@inpresspni.com.br
Tel.:(11) 3323-1606
Célia Nogueira – celia.nogueira@inpresspni.com.br
Tel.: (11) 3323-1601
http://www.inpresspni.com.br