AmBev lança metas ambientais para 2012

Reaproveitar 99% de resíduos, reduzir o consumo de água em 11% e a emissão de CO2 em 10%. Esse é o compromisso assumido pela companhia no Dia Mundial do Meio Ambiente

São Paulo, Maio de 2010 – Referência de melhores práticas ambientais, a AmBev quer ampliar ainda mais sua atuação nesta área e estipula metas para todas suas fábricas no Brasil e no exterior. O compromisso assumido pela companhia, no Dia Mundial do Meio Ambiente, tem como foco: reduzir ainda mais o consumo de água (11%), a emissão de CO2 (10%) e também reaproveitar quase a totalidade (99%) dos resíduos da produção.

Desde sua criação, a AmBev tem como uma de suas prioridades o meio ambiente. Uma prova disso é que todas as unidades fabris da empresa possuem metas para reduzir os impactos de sua produção. Estas iniciativas foram padronizadas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), existente há 18 anos, e são periodicamente atualizadas para manter o compromisso de melhoria da performance ambiental da companhia.

Por acreditar que a urgência em proteger o meio ambiente exige uma mobilização e uma conscientização total, a companhia deseja dividir com toda a sociedade suas ações e práticas ambientais. Uma de suas principais iniciativas nesse sentido foi o lançamento em março deste ano do movimento CYAN (http://www.movimentocyan.com.br), uma ampla campanha que convida pessoas, empresas e sociedade a enxergarem o valor da água e passarem a usá-la com parcimônia. Na esteira desse projeto, a companhia lança agora suas metas ambientais.

Água
Reduzir o consumo de água usado na produção de bebidas em 11% até 2012

Em 2004, usava-se em média 4,37 litros de água para produzir 1 litro de cerveja. Ano passado, a companhia conseguiu reduzir esse número para 3,9 litros e economizou 2,4 bilhões de litros de água, o equivalente ao abastecimento de uma cidade com 450 mil habitantes durante um mês.
Agora, a meta estipulada para 2012 é consumir 3,5 litros de água para cada litro de cerveja produzido. Para isso, só neste ano serão investidos R$ 5,8 milhões em programas de reaproveitamento de água e redução de consumo.

CO2
Reduzir a emissão de CO2 em 10% até 2012 (equivale a tirar 100 mil carros das ruas por ano)

Para atingir essa meta, a companhia diversificou sua matriz energética com adoção de fontes renováveis e colocou em prática projetos de eficiência. Essas iniciativas já proporcionaram a redução de 40% do índice de emissão de CO2 na atmosfera nos últimos cinco anos. A biomassa proveniente de fontes renováveis por sua vez, representou 29% da matriz de geração de energia calorífica em 2009.

Resíduos
Aumentar para 99% o índice de reaproveitamento

A companhia busca constantemente reduzir a quantidade de resíduos sólidos produzidos nas fábricas. O pouco que sobra é reaproveitado como insumo em outros processos. Com isso, a palavra “lixo” foi excluída do vocabulário da AmBev. Desde 2008, 98% de todo subproduto que resulta da fabricação de bebidas é reutilizado. A comercialização desse material resultou em uma receita extra de R$ 72,6 milhões entre 2003 e 2009. A meta para 2010 é conseguir R$ 78 milhões com a iniciativa.

SOBRE A AMBEV

Ser a “Melhor Empresa de Bebidas em um Mundo Melhor”. Essa é a missão da AmBev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 14 países da América Latina e no Canadá. Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi e Sukita, além das inovações H2OH! e Guarah!, a AmBev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a AmBev tem em seus 40,6 mil funcionários – 26 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. Pioneira, desenvolve o Programa AmBev de Consumo Responsável há sete anos, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. Em 2009, a AmBev atingiu volume de vendas de 154,7 milhões de hectolitros de bebidas e receita líquida de R$ 23,1 bilhões. Resultados que traduzem bem o principio de conciliar benefícios ambientais e financeiros.

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