NO DIA DO CONSUMIDOR, INSTITUTO AKATU FAZ 10 ANOS

Entidade foi criada no âmbito do Instituto Ethos em 15 de março de 2011 e, pela importância do tema do consumo consciente, acabou desmembrada como uma ONG autônoma

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente completa nesta terça feira (15/03) dez anos de fundação. É uma década de trabalho buscando conscientizar e mobilizar os brasileiros pelo consumo consciente. Este Dia do Consumidor marca o início das comemorações que se estenderão por todo o ano.

Nesta terça-feira, o instituto lança portal novo, inaugura seu perfil no Facebook e começa a implementar sua política de comunicação digital integrada. Ao longo do ano, haverá eventos, seminários, oficinas de consumo consciente, exposição, campanha publicitária, anúncio de novas parcerias e atuação conjunta com outras entidades no Brasil e no exterior (Chile e Estados Unidos, por exemplo).

O Akatu foi criado no âmbito do Instituto Ethos, e, pela importância do tema do consumo consciente, acabou desmembrado como uma ONG autônoma.

Ao longo destes dez anos, o trabalho do instituto alcançou mais de 60 milhões de pessoas. Neste ano, o Akatu aprofunda seu trabalho de comunicação e educação e ainda lança uma nova campanha publicitária.

Participante do Processo de Marrakesh (reuniões da ONU sobre consumo e produção sustentáveis), o instituto também investe para que o tema ganhe espaço e importância na Rio+10, ano que vem.

O Instituto propõe, por exemplo, que consumo consciente seja ensinado na educação formal – como assunto interdisciplinar em todas as escolas –, que os governos criem critérios de sustentabilidade nas compras e construções públicas (como para os estádios da Copa 2014) e que as empresas mudem processos tecnológicos para serem mais sustentáveis. Tudo isso só será possível e realidade com muita pressão dos consumidores.

Conceito – CONSUMO CONSCIENTE

· É consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo

· É consumir solidariamente: buscando os impactos positivos do consumo para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente

· É consumir sustentavelmente: deixando um mundo melhor para as próximas gerações

Seis etapas do processo consumo:

Consumir implica em um processo de seis etapas que, normalmente, realizamos de modo automático e, mais ainda, muitas vezes impulsivo. O mais comum é as pessoas associarem consumo a compras, o que está correto, mas incompleto. A compra é apenas uma etapa do consumo.

Antes dela, temos que decidir:

1. porque comprar

2. o que comprar

3. como comprar e

4. de quem comprar.

Após a compra, há mais duas etapas do processo de consumo:

5. o uso do produto adquirido

6. e o descarte do que foi adquirido.

Para conhecer as dicas sobre consumo consciente de água, energia, alimentos, resíduos, transporte, entre outras ações que podem ser incluídas no dia-a-dia, basta acessar o site www.akatu.org.br.